terça-feira, 26 de maio de 2009

Chocolate é bom e faz bem


Enfim a época do ano em que comer chocolate sem culpa chegou! Estamos a poucos dias da Páscoa, sem dúvida a data mais gostosa no calendário mundial.
E quem é que resiste ao ver uma barrinha de chocolate na prateleira do supermercado? Nessa época então, que por onde se passa logo aparece aquela tentação dando o ar da sua graça e nos deixando com aquela vontade de devorar tudo. Claro que isso não acontece só na páscoa, mas em qualquer época do ano, o chocolate sempre é o preferido entre a maioria das pessoas.
Que dirá os chocolátras de plantão que não perdem uma oportunidade de comer o doce favorito. A diversidade o chocolate é muito grande, ao leite, amargo, meio-amargo, com frutas, enfim, nenhum deles fica de fora da lista daqueles que adoram o chocolate.
Juliana Alves, 22 anos de Tiete, é umas dessas pessoas que não podem ver qualquer coisa que tem chocolate envolvido, “Amo, tudo que tenha chocolate. Minha preferência, na verdade são por todos os chocolates”, diz.
Além de ser gostoso, o chocolate também dá uma sensação de bem estar e mais energia, quando digerido na quantidade certa. Isso porque o chocolate além das endorfinas, que como a cafeína estimula o apetite sexual, também contém a feniletilamina que estimula a produção de serotonina que atua no cérebro junto às emoções. A estudante Fernanda Bertin, 22 anos, diz que o chocolate para ela, além da sensação de bem-estar, estimula o prazer, afasta o sono e aumenta a atividade cerebral.
Mas não é só para as emoções que o chocolate traz benefícios. Segundo a nutricionista Joelma Pereira Camargo, estudos recentes relataram que o chocolate em pequenas quantidades ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco e diminui a tendência de obstrução dos vasos capilares, ou seja, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Isso acontece porque o chocolate é rico em uma substância chamada flávonoides, que serve como protetor circulatório. Outro elemento, a teobromina estimula e age no sistema nervoso central, favorecendo o funcionamento do coração e prevenindo a hipertensão arterial. A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, ajuda no controle dos triglicérides (gorduras) e aumentar o bom colesterol (HDL).Joelma Pereira Camargo afirma que o chocolate contém em sua composição nutricional algumas proteínas, com efeito de construir os tecidos corporais, gorduras e açúcares que tem efeito energético. Contém também algumas vitaminas do complexo B que auxiliam na formação sanguínea e alguns minerais que dão resistência ao organismo.O cacau presente no chocolate tem ação antioxidante, previne na formação de radicais livres e o envelhecimento precoce das células.
Porém, chocolátras de plantão os riscos com o excesso do chocolate é grande. Ele é altamente calórico, principalmente os do tipo ao leite e branco que contém gorduras saturadas, inclusive os “diets” que por não conter adição de açúcar na fabricação têm um aumento do teor de gordura para dar a mesma consistência, assim ele pode ser ainda mais calórico que o chocolate comum. É válido lembrar que para quem não quer deixar de comer o chocolate, mas não quer ganhar alguns quilinhos é bom investir nos “lights” que tem menos gorduras. O consumo em excesso de chocolate ainda pode causar cárie, senão houver uma higiênização correta dos dentes, enxaqueca, diarréia, irritações na pele, insônia, além de obesidade em longo prazo.
www.outdoorregional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário